Debates em Educação, Ciência e Tecnologia

H√° futuro para as universidades p√ļblicas brasileiras? Artigo de Luciano Mendes de Faria Filho

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

Uma pergunta assim posta, justo no momento em que as universidades p√ļblicas federais do Brasil conhecem um crescimento

"nunca antes visto neste país" (sic!), parece pura retórica. Mas, infelizmente, não é.

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Doutorado Pleno no Exterior abre inscri√ß√Ķes para 2013 e publica regulamento

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe, até o dia 31 de janeiro de 2013,

exclusivamente pela internet, as inscri√ß√Ķes para o processo seletivo do programa Doutorado Pleno no Exterior.

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Critérios para concessão de bolsas de estudos são questionados

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

Estudantes e deputados questionaram nesta quinta-feira (13) os critérios utilizados pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

na concessão de bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação.

No √ļltimo edital da institui√ß√£o, cursos das √°reas de humanas e sa√ļde foram deixados de fora.

Em 2012, o programa concedeu cerca de 21 mil bolsas para cursos no exterior.

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Educação: revolução pela inércia?

Fonte: Jornal da Ciência, 14 de dezembro de 2012

Embora as críticas ao novo Plano Nacional de Educação estejam ligadas ao aumento de gastos previsto,

maior problema são as estratégias para inserir o País na economia do conhecimento.

Artigo da CH defende que nossas defici√™ncias educacionais exigem a√ß√£o imediata e mais investimento. 

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Educação pelos novos tempos, artigo de Maria Alice Setubal

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de dezembro de 2012

Ao propagar um tempo novo para São Paulo, o plano de governo de Fernando Haddad destaca a implementação de um novo modelo

de desenvolvimento urbano, apoiado em uma estrutura polic√™ntrica que induza o desenvolvimento econ√īmico e a gera√ß√£o de emprego.

Assim, gostaria de contribuir para o diálogo sobre o papel estratégico da educação de modo que a gestão da cidade expresse

articula√ß√£o entre educa√ß√£o, desenvolvimento econ√īmico e sustentabilidade.

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Carta Aberta sobre o PL 368 de Regulamentação da Profissão de Historiador

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de dezembro de 2012

Sociedade Brasileira de Hist√≥ria da Ci√™ncia envia carta aos parlamentares sobre o projeto de lei n¬ļ 368,

relativo à regulamentação da profissão de historiador.

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Bolsistas têm os valores regulamentados e ganham o adicional-localidade

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de dezembro de 2012

Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicada nesta terça-feira (11),

regulamenta os valores das bolsas de estudos e auxílios pagos a estudantes,

pesquisadores e professores participantes dos programas e a√ß√Ķes da Capes fora do Brasil.

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Mais recursos para educação no campo

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de dezembro de 2012

A representante da Associa√ß√£o Regional das Casas Familiares Rurais, Ant√īnia das Gra√ßas Silva,

defendeu mais investimentos na educação no campo como forma de se evitar o êxodo rural.

Ela participou nesta ter√ßa-feira (11) de audi√™ncia p√ļblica realizada pela Comiss√£o Especial

de Reformulação do Ensino Médio, para debater o assunto.

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Cria√ß√£o do Instituto de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior gera pol√™mica em audi√™ncia na C√Ęmara

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de dezembro de 2012

Participantes da audi√™ncia p√ļblica da Comiss√£o de Educa√ß√£o e Cultura que discutiu o projeto de lei 4372/12,

que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), discordaram sobre a necessidade do novo órgão.

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Ministro avalia que situação de patentes no País está melhorando

Fonte: Jornal da Ciência, 11 de dezembro de 2012

Para Raupp, o n√ļmero de registros mostra a cria√ß√£o de uma cultura de prote√ß√£o do que √© criado.

Ele participou do 15¬ļ Encontro de Propriedade Intelectual e Comercializa√ß√£o de Tecnologia, no Rio.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, avaliou nesta segunda-feira (10) que a situação do País no campo de patentes

est√° melhorando e que come√ßa a se criar uma cultura envolvendo esse tipo de prote√ß√£o. Ele participou do 15¬ļ Encontro de Propriedade Intelectual e

Comercialização de Tecnologia, que discutiu temas ligados à área e novas estratégias de inovação sob os aspectos do novo

Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em tramitação no Congresso Nacional.

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Cientistas querem aprovação de projeto de lei que facilita importação de material de pesquisa

Fonte: Jornal da Ciência, 11 de dezembro de 2012

Projeto de lei do deputado federal Rom√°rio visa diminuir burocracia que impede avan√ßos das pesquisas no Pa√≠s. 

Simplificação do processo é reivindicada há anos e seria semelhante ao que já acontece nos países mais desenvolvidos.

Por todo o Brasil milhares de pesquisadores enfrentam dificuldades para dar prosseguimento a seus estudos, mas não por falta de verba ou de capacidade de trabalho. O motivo do atraso é a burocracia na importação de equipamentos, reagentes e outros itens essenciais para a prática científica no País.

Atualmente, o material importado pode levar até mais de um ano para chegar aos laboratórios nacionais.

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Sala de aula do futuro

Fonte: Jornal da Ciência, 10 de dezembro de 2012

Universidade inglesa desenvolve carteiras coletivas com telas sensíveis ao toque para tornar o ensino mais atraente às crianças.

Os equipamentos se mostraram capazes de, quando bem utilizados pelo professor, melhorar a habilidade matem√°tica dos alunos.

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Rico banco de dados sobre educação ainda é pouco divulgado e utilizado

Fonte: Jornal da Ciência, 10 de dezembro de 2012

Para especialistas, essas informa√ß√Ķes s√£o mais relevantes para melhorar a educa√ß√£o do que os rankings.

O Brasil possui um enorme banco de dados sobre alunos, professores e as escolas da rede p√ļblica, mas essas informa√ß√Ķes s√£o pouco estudadas e utilizadas na produ√ß√£o de diagn√≥sticos e na formula√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas.

Os microdados, como s√£o chamados, s√£o os resultados dos question√°rios aplicados em avalia√ß√Ķes de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) e a Prova Brasil, usada no c√°lculo do √ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (Ideb).

Para especialistas, a divulga√ß√£o organizada dessas informa√ß√Ķes √© muito mais relevante para melhorar a educa√ß√£o no Pa√≠s do que a publica√ß√£o de um ranking de escolas, como feito pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) este ano com o Enem, pois √© poss√≠vel entender, em detalhes, as raz√Ķes para um bom e um mau resultado.

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As Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e os órgãos superiores do CNPq

Fonte: Autor Luciano Mendes de Faria Filho 

Professor da UFMG, Coordenador do Projeto Pensar a Educa√ß√£o Pensar o Brasil -1822/2022 e Pesquisador da Linha de Pesquisa Pol√≠ticas de C&T e Educa√ß√£o do Observat√≥rio das Pol√≠ticas para a Educa√ß√£o da UFMG. 

Este texto foi enviado para publicação no JC e-mail da SBPC. No entanto, sua publicação foi vetada pela sociedade sob o argumento de estar agressivo em relação às sociedades científicas das ciências humanas.

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Cresce diferen√ßa na nota da reda√ß√£o do Enem entre rede privada e p√ļblica 

Fonte: Jornal da Ciência, 07 de dezembro de 2012

Cresceu a diferen√ßa no desempenho entre alunos das redes privada e p√ļblica na reda√ß√£o do Enem (Exame Nacional do Ensino M√©dio). Dados obtidos pelo jornal Folha de S√£o Paulo mostram que, em 2011, estudantes particulares tiveram nota m√©dia de 623,13, ante 506,31 dos concluintes do ensino m√©dio das escolas p√ļblicas. A discrep√Ęncia cresceu 56%, chegando a 116,82 pontos; no ano anterior, era de 74,95. Considerando a totalidade dos alunos, a nota m√©dia na reda√ß√£o do Enem caiu.

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Um ter√ßo das institui√ß√Ķes de ensino superior no Pa√≠s √© reprovada em avalia√ß√£o do MEC

Fonte: Jornal da Ciência, 07 de dezembro de 2012

Minist√©rio promete pena rigorosa a 324 cursos 'repetentes'. Quase um ter√ßo (31%) das institui√ß√Ķes de ensino superior brasileiras tiveram um desempenho considerado insatisfat√≥rio no √ćndice Geral de Cursos (IGC) de 2011, o principal indicador de qualidade do ensino superior. Das 1.875 institui√ß√Ķes que receberam conceito do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), 577 obtiveram notas 1 ou 2 numa escala que vai at√© 5. Os n√ļmeros foram divulgados ontem (6) pelo MEC. Tamb√©m foi apresentado o resultado de 2011 de outro √≠ndice, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que faz uma avalia√ß√£o por curso, e n√£o por institui√ß√£o. De 6.324 cursos com conceitos divulgados, 976 (15%) tiveram notas insatisfat√≥rias (1 ou 2).

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Royalties do petróleo: CNTE não aceita gato por lebre

Fonte: SindiUte MG, 06 de dezembro de 2012

Ao tomar conhecimento do teor da Medida Provis√≥ria n¬ļ 592, a CNTE verificou que a forma de distribui√ß√£o dos recursos destinados a estados e munic√≠pios, oriundos da camada Pr√©-Sal, continua sem vincula√ß√£o pr√≥pria para a √°rea da educa√ß√£o p√ļblica, fato que motivou a Entidade a pedir esclarecimentos ao Ministro da Educa√ß√£o sobre a efetiva abrang√™ncia da referida MP e sua estimativa de arrecada√ß√£o.

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Escola com ensino integral tiveram salto de qualidade 

Fonte: MEC, 06 de dezembro de 2012

O Minist√©rio da Educa√ß√£o reuniu esta semana em Bras√≠lia cerca de 300 pessoas, entre elas coordenadores estaduais e regionais do programa Mais Educa√ß√£o, gestores de escolas e pesquisadores de 30 universidades brasileiras. Durante tr√™s dias, foram realizados grupos de trabalho, mesas de debate e muita troca de experi√™ncias sobre os √™xitos e desafios relacionados √† implementa√ß√£o do ensino integral nas escolas da rede p√ļblica brasileira.

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Avaliação aponta melhora em todos indicadores de qualidade de 2008 a 2011

Fonte: MEC, 06 de dezembro de 2012

Houve evolu√ß√£o na qualidade da educa√ß√£o superior brasileira nos √ļltimos anos. A afirma√ß√£o foi feita nesta quinta-feira, 6, pelo ministro Aloizio Mercadante, com base nos indicadores de qualidade da educa√ß√£o superior 2011. Foram avaliados no ano passado 8.665 cursos das √°reas de ci√™ncias exatas, licenciaturas e √°reas afins, bem como os cursos dos eixos tecnol√≥gicos de controle e processos industriais, informa√ß√£o e comunica√ß√£o, infraestrutura e produ√ß√£o industrial, pertencentes a 1.387 institui√ß√Ķes de ensino superior.

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Senador diz que vigência obrigatória de acordo ortográfico será adiada

Fonte: Jornal da Ciência, 05 de dezembro de 2012

O senador Cyro Miranda (PSDB/GO) disse ontem (4) que o novo acordo ortogr√°fico da l√≠ngua portuguesa dever√° ter vig√™ncia obrigat√≥ria s√≥ a partir de 31 de dezembro de 2015. O acordo, assinado em 2008 por sete pa√≠ses da Comunidade de Pa√≠ses de L√≠ngua Portuguesa, e que pretende simplificar as regras ortogr√°ficas e aumentar o prest√≠gio social da l√≠ngua no cen√°rio internacional, valeria a partir de 1¬ļ de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, de acordo com Cyro Miranda, a presidente Dilma Rousseff declarou que vai emitir um decreto adiando a data.

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Metas para a educa√ß√£o precisam sair do papel 

Fonte: Jornal da Ciência, 05 de dezembro de 2012

Melhorar a qualidade da educa√ß√£o no Brasil √© meta crucial para o desenvolvimento econ√īmico sustent√°vel. As a√ß√Ķes precisam sair do papel e os seus resultados devem ser acompanhados para que o sistema educacional brasileiro preencha importantes lacunas na forma√ß√£o de m√£o de obra qualificada e, principalmente, atue no avan√ßo dos √≠ndices sociais.  "Somente conseguiremos um pa√≠s melhor - do ponto de vista de crescimento sustent√°vel e do capital social - se houver educa√ß√£o de qualidade para a gera√ß√£o atual e as futuras", defende Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administra√ß√£o da Gerdau.

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Senadores querem ouvir entidades científicas e estudantis sobre revalidação de diplomas estrangeiros

Fonte: Jornal da Ciência, 05 de dezembro de 2012

Em uma tentativa de evitar impactos negativos nos crit√©rios de qualidade do ensino universit√°rio nacional, a senadora Ana Am√©lia (PP/RS) pediu vistas ao Projeto de Lei (PL) n¬ļ 399 de 2011 que disp√Ķe sobre a revalida√ß√£o autom√°tica de diplomas de alunos que estudam em universidades estrangeiras.

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Guia resume obras destinadas ao ensino em escolas do campo

Fonte: SindiUte MG, 05 de dezembro de 2012

As cole√ß√Ķes oferecidas pelo Programa Nacional do Livro Did√°tico do Campo (PNLD-Campo) para 2013 est√£o √† disposi√ß√£o de professores, diretores e orientadores educacionais de escolas p√ļblicas das zonas rurais do pa√≠s. O Guia do Livro Did√°tico do PNLD-Campo, que cont√©m o resumo das cole√ß√Ķes, est√° dispon√≠vel a partir desta quarta-feira, 5, na internet.

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MEC vai reeditar conjunto de obras de grandes educadores 

Fonte: MEC, 04 de dezembro de 2012

O Minist√©rio da Educa√ß√£o vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Cec√≠lia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O an√ļncio foi feito nesta ter√ßa-feira, 4, pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educa√ß√£o e sua Atualidade na Pol√≠tica Educacional no Brasil, em comemora√ß√£o ao 80¬ļ Anivers√°rio do Manifesto dos Pioneiros da Educa√ß√£o, no Pal√°cio Tiradentes, Rio de Janeiro.

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Educa√ß√£o, ci√™ncia, tecnologia e PIB, artigo de Renato S√©rgio Cordeiro 

Fonte: Jornal da Ciência, 04 de dezembro de 2012

Fomos surpreendidos com a divulgação da notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre de 2012, ao mesmo tempo em que a presidente Dilma, atendendo a movimento liderado pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, vetou artigo aprovado pelo Congresso Nacional que redistribuía os royalties do petróleo para todos os estados. Medida provisória (MP) encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional regulamenta a destinação dos recursos obtidos dos novos poços de petróleo e destina 100% da receita desses campos à educação.

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Medida provis√≥ria torna obrigat√≥ria a destina√ß√£o de 100% dos royalties 

Fonte: MEC, 04 de dezembro de 2012

Foi publicada na noite de segunda-feira, 3, a Medida Provis√≥ria n¬ļ 592, do dia 3 √ļltimo, que destina √† educa√ß√£o 100% dos royalties recolhidos em futuros contratos de produ√ß√£o de petr√≥leo e g√°s. A medida determina que o recurso seja adicional aos m√≠nimos exigidos pela Constitui√ß√£o. Cabe √† Uni√£o o repasse de 18%; a estados e munic√≠pios, 25%.

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Educação deve garantir a quilombolas acesso a conhecimentos tradicionais de seu povo, diz Fundação Palmares

Fonte: Jornal da Ci√™ncia, 03 de dezembro de 2012 

Em busca do resgate das ra√≠zes das comunidades remanescentes de quilombos, o Minist√©rio da Educa√ß√£o publicou, no fim de novembro, as diretrizes curriculares nacionais para a educa√ß√£o escolar quilombola. O documento institui orienta√ß√Ķes para que os sistemas de ensino formulem projetos pol√≠tico-pedag√≥gicos adequados √† especificidade das viv√™ncias, realidades e hist√≥ria dessas comunidades.

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MEC pretende mobilizar sociedade pelos 100% dos royalties do pr√©-sal 

Fonte: MEC, 03 de dezembro de 2012 

O ministro da Educa√ß√£o, Aloizio Mercadante, fez nesta segunda-feira, 3, em Bras√≠lia, apelo √† sociedade para que se manifeste favoravelmente √† medida provis√≥ria que destina √† educa√ß√£o 100% dos royalties das futuras concess√Ķes de petr√≥leo e g√°s. Tamb√©m √† educa√ß√£o ser√£o destinados 50% dos rendimentos do Fundo Social, integrado pelos recursos do pr√©-sal.

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Cotistas de baixa renda ter√£o bolsas em federais

Fonte: Jornal da Ciência, 30 de novembro de 2012

Minist√©rio anuncia ajuda de custo para alunos beneficiados nas universidades. Governo garante que haver√° recursos extraordin√°rios para oferecer bolsas.Os alunos de baixa renda aprovados por meio da nova lei das cotas nas universidades federais receber√£o uma bolsa do Minist√©rio da Educa√ß√£o para as despesas com o curso de gradua√ß√£o. A medida faz parte do plano nacional de a√ß√Ķes afirmativas, que vem sendo preparado pelo governo federal e deve incluir tamb√©m cotas para negros no funcionalismo p√ļblico.

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Mercadante pede a senadores agilidade na votação do Plano Nacional de Educação

Fonte: Jornal da Ciência, 29 de novembro de 2012

O ministro da Educa√ß√£o, Aloizio Mercadante, pediu hoje (29) aos senadores que agilizem a vota√ß√£o do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educa√ß√£o (PNE). A mat√©ria est√° na Comiss√£o de Assuntos Econ√īmicos (CAE) do Senado que fez audi√™ncia p√ļblica em conjunto com a Comiss√£o de Educa√ß√£o para ouvir a posi√ß√£o dele quanto ao texto aprovado pela C√Ęmara.

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SBPC encaminha carta aos senadores sobre PL que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Fonte: Jornal da Ciência, 29 de novembro de 2012

Leia o documento encaminhado aos senadores sobre o projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o para dispor sobre a revalida√ß√£o e o reconhecimento autom√°tico de diplomas oriundos de cursos de institui√ß√Ķes de ensino superior estrangeiras de reconhecida excel√™ncia acad√™mica.

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Proporção de negros na faculdade cresce 350% em uma década

Fonte: Jornal da Ciência, 29 de novembro de 2012

Em 2011, eram 35,8% dos pretos e pardos dessa faixa et√°ria no ensino superior, contra 10,2% em 2001. Nunca tantos pretos e pardos frequentaram o ensino superior no Brasil como em 2011, segundo a S√≠ntese dos Indicadores Sociais (SIS) do IBGE: 35,8% dos jovens desses grupos √©ticos entre 18 e 24 anos que estudavam no Brasil em 2011 estavam em faculdades. 

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Brasil fica em pen√ļltimo lugar em ranking global de qualidade de educa√ß√£o

Fonte: Jornal da Ciência, 28 de novembro de 2012

O Brasil ficou em pen√ļltimo lugar em um ranking global de educa√ß√£o que comparou 40 pa√≠ses levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada √† consultoria brit√Ęnica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a v√°rios pa√≠ses. Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos pa√≠ses entre 2006 e 2010. Tamb√©m foi considerada pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados.

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Fundo democratiza acesso de estudantes de baixa renda 

Fonte: MEC, 27 de novembro de 2012 

Instrumento criado em 2010 para democratizar ainda mais o acesso ao ensino superior, ao dispensar o papel do fiador para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Fundo de Garantia de Opera√ß√Ķes de Cr√©dito Educativo (Fgeduc) j√° √© utilizado como garantia em mais de 240 mil contratos de cr√©dito firmados desde 2010. Esse n√ļmero equivale a 41% do total de financiamentos concedidos no per√≠odo.

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Educação e pesquisa no Rio de Janeiro podem perder investimentos com mudança na Lei dos Royalties

Fonte: Jornal da Ciência, 27 de novembro de 2012

Se o Projeto de Lei 2.565/11, que redistribui a arrecadação dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios da Federação, for sancionado na íntegra pela presidente Dilma Rousseff, os setores de educação e pesquisa serão diretamente afetados pelo corte de verbas.

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Secretarias estaduais de educação apostam nas mudanças do ensino médio

Fonte: Jornal da Ciência, 27 de novembro de 2012

Representantes de secretarias estaduais de educa√ß√£o apostam no sucesso das novas diretrizes para o ensino m√©dio p√ļblico nacional. O diretor de curr√≠culos especiais da Secretaria de Educa√ß√£o da Bahia, Gilson Lima, elogia o fato de a reforma do curr√≠culo vir acompanhada de um conjunto de medidas.

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Investimento do governo beneficia 1,1 milh√£o de jovens por meio do Senai 

Fonte: MEC, 26 de novembro de 2012 

A presidenta da Rep√ļblica, Dilma Rousseff, destacou nesta segunda-feira, no programa semanal de r√°dio Caf√© com a Presidenta, o investimento do governo federal na qualifica√ß√£o profissional de jovens e trabalhadores. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino T√©cnico e Emprego (Pronatec) vai criar 8 milh√Ķes de vagas em cursos t√©cnicos e de qualifica√ß√£o profissional at√© 2014. Hoje, 2,2 milh√Ķes de jovens e trabalhadores frequentam cursos oferecidos pelo programa.

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Para CNE, novo modelo levará a prática ao ensino médio

Fonte: Jornal da Ciência, 26 de novembro de 2012

Preparar os alunos do ensino m√©dio para o mercado de trabalho, ao ingresso nas universidades e √† vida s√£o algumas das principais propostas da Resolu√ß√£o n¬ļ 2 do Conselho Nacional da Educa√ß√£o (CNE), segundo o presidente do √≥rg√£o, Jos√© Fernandes Lima.

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Professores rejeitam nomea√ß√£o de Cl√°udia Costin para o MEC

Fonte: Sinpro Minas, 23 de novembro de 2012

Apesar de muito criticada por sua vis√£o neoliberal e privatizante, a atual secret√°ria municipal de Educa√ß√£o do Rio de Janeiro, Cl√°udia Costin,  foi convidada  pelo ministro Aloizio Mercadante para assumir a Secretaria de Educa√ß√£o B√°sica do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC).

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Alunos da rede p√ļblica alcan√ßaram uma m√©dia de 474,2 pontos em 2011

Fonte: MEC, 22 de novembro de 2012

Foram divulgados nesta quinta-feira, 22, os dados do Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) por escola, referentes √† edi√ß√£o de 2011. Foi de 474,2 pontos a m√©dia nacional dos cerca de 891 mil alunos da rede p√ļblica que fizeram a prova em 2011, enquanto os quase 247 mil alunos de escolas particulares alcan√ßaram a m√©dia foi 569,2 pontos.

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Ministro debate novas a√ß√Ķes de refor√ßo √† assist√™ncia estudantil

Fonte: MEC, 22 de novembro de 2012

Investimento em apoio pedag√≥gico, plano de tutoria e bolsas aos estudantes de baixa renda: nesses tr√™s eixos o ministro da Educa√ß√£o, Aloizio Mercadante, fixou suas propostas para refor√ßo da pol√≠tica de assist√™ncia estudantil, em discuss√£o com os reitores das universidades federais, durante a 116¬™ reuni√£o ordin√°ria da Associa√ß√£o Nacional dos Dirigentes das Institui√ß√Ķes Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento aconteceu nesta quarta-feira, 21, em S√£o Paulo.

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Governo institui diretrizes curriculares para quilombolas

Fonte: MEC, 21 de novembro de 2012

Em cerim√īnia realizada no Pal√°cio do Planalto nesta quarta-feira, 21, foi assinado o documento de diretrizes curriculares nacionais para a educa√ß√£o escolar quilombola, que institui orienta√ß√Ķes para que os sistemas de ensino formulem projetos pol√≠tico-pedag√≥gicos adequados √† especificidade das viv√™ncias, realidades e hist√≥ria das comunidades quilombolas do pa√≠s. Aprovadas anteriormente pelo Conselho Nacional de Educa√ß√£o (CNE), as diretrizes foram publicadas na edi√ß√£o desta quarta-feira, 21, no Di√°rio Oficial da Uni√£o.

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Aumento de crian√ßas com necessidades especiais na rede p√ļblica exp√Ķe car√™ncias e preconceitos 

Fonte: Jornal da Ciência, 20 de novembro de 2012

Educadora diz que pais devem denunciar escolas que n√£o aceitam alunos especiais. De 2003 para 2011, o n√ļmero de alunos com defici√™ncia ou doen√ßas cr√īnicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdota√ß√£o cresceu 164%. Segundo o Minist√©rio da Educa√ß√£o, em 2003, 28% dos alunos que precisavam da educa√ß√£o especial estudavam em classes comuns e o restante, em classes especiais. Em 2007, o percentual desses alunos inclu√≠dos nas classes regulares passou para 54% e, no ano passado, para 74%, com 752 mil estudantes inscritos.

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Comiss√£o debate novo plano de carreira para professores federais

Fonte: Jornal da Ciência, 20 de novembro de 2012

A Comiss√£o de Trabalho, de Administra√ß√£o e Servi√ßo P√ļblico da C√Ęmara dos Deputados realiza hoje (20) audi√™ncia p√ļblica para discutir o projeto (PL 4368/12, do Executivo) que reestrutura o plano de cargos e carreiras do magist√©rio federal. S√£o beneficiados pela proposta os profissionais da educa√ß√£o b√°sica, superior, profissionalizante e tecnol√≥gica da Uni√£o, inclusive os dos ex-territ√≥rios e os das escolas vinculadas ao Minist√©rio da Defesa, como os col√©gios militares.

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Brasil ocupa 14¬ļ lugar em ranking de pa√≠ses com mais alunos em universidades dos EUA 

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de novembro de 2012

O relat√≥rio Open Doors, divulgado ontem (12), mostra que o n√ļmero de estudantes estrangeiros em faculdades e universidades norte-americanas aumentou 6%, atingido um recorde de 764.495 alunos, no per√≠odo de 2011 e 2012. O Brasil ocupa o 14¬ļ lugar entre os pa√≠ses com maior n√ļmero de alunos estudando em universidades nos Estados Unidos. No total, segundo o estudo, 9.029 brasileiros est√£o matriculados em universidades norte-americanas. O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, disse que h√° um esfor√ßo conjunto entre norte-americanos e brasileiros para aumentar o n√ļmero de estudantes do Brasil em institui√ß√Ķes de ensino superior do pa√≠s, por interm√©dio, do Programa Ci√™ncia sem Fronteiras.

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Para ter 25 de alunos por sala, Pa√≠s ter√° de criar 16 mil turmas de pr√© e fundamental 

Fonte: Jornal da Ciência, 13 de novembro de 2012

O projeto, rec√©m-aprovado pelo Senado, √© elogiado pedagogicamente, mas implica adapta√ß√Ķes que demandam investimento e planejamento das redes. O Brasil vai precisar criar 16.622 turmas de pr√©-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental se um projeto rec√©m-aprovado pelo Senado passar pela C√Ęmara e for sancionado pela presidente. √Č que o texto prev√™ um limite de 25 alunos por sala nessas s√©ries iniciais da escolariza√ß√£o, justamente as respons√°veis pela alfabetiza√ß√£o da crian√ßa.

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UFMG, 85 anos e grandes desafios, artigo de Luciano Mendes de Faria Filho 

Fonte: Luciano Mendes de Faria Filho, Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

As comemora√ß√Ķes dos 85 anos nos oferecem a oportunidade de discutir os desafios que se colocam para a nossa jovem e quase centen√°ria universidade. O primeiro deles √© a pr√≥pria posi√ß√£o da UFMG frente ao modelo universit√°rio brasileiro. Recentemente o jornal Folha de S√£o Paulo publicou ranking em que a UFMG aparece como a segunda melhor universidade brasileira, superada apenas pela USP.

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Historiadores se dividem sobre lei que regulamenta profiss√£o 

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

Senado aprovou projeto que obriga diploma em hist√≥ria para atuar na √°rea. Texto, que inclui √°reas como magist√©rio, pesquisa e organiza√ß√£o de documentos, deve ser votado na C√Ęmara.

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Inspiradas nos EUA, universidades brasileiras pedem doa√ß√Ķes a ex-alunos

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

Pr√°tica corriqueira no exterior ainda √© rara no Brasil. Entre os motivos apontados por especialistas est√£o a inabilidade ao pedir contribui√ß√Ķes, o n√£o acompanhamento da carreira dos egressos e a falta de uma lei de incentivos fiscais para a educa√ß√£o.

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Beatriz Pont: escola deve dar a pais ideia clara sobre o que se espera deles 

Fonte: Beatriz Pont, Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

Quanto maior for o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos, melhores ser√£o os resultados educacionais das crian√ßas. √Č o que pensa a analista s√™nior de pol√≠ticas educacionais da Organiza√ß√£o para a Coopera√ß√£o e o Desenvolvimento Econ√īmico (OCDE) Beatriz Pont. Ela liderou pesquisa da OCDE que concluiu que priorizar os v√≠nculos entre fam√≠lias e escolas √© uma das pol√≠ticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado em escolas desfavorecidas - em que problemas econ√īmicos e sociais s√£o mais notados.

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Redes acadêmicas brasileiras se preparam para a internet do futuro

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de novembro de 2012

No primeiro semestre de 2013, algumas universidades e institui√ß√Ķes de pesquisa do estado de S√£o Paulo come√ßar√£o a se conectar a uma rede experimental na qual ser√£o testadas aplica√ß√Ķes de novas tecnologias que poder√£o definir a internet do futuro. 

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A greve universitária e o princípio do prazer

Fonte: Rog√©rio Cezar de Cerqueira Leite, Jornal da Ciencia 13 de agosto de 2012 

Freud, entre as in√ļmeras contribui√ß√Ķes que constituiriam a teoria psicanal√≠tica, prop√īs este revelador fen√īmeno que consiste na transi√ß√£o sofrida pela crian√ßa: a passagem do princ√≠pio do prazer para o princ√≠pio da realidade.

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Institui√ß√Ķes de ensino privadas planejam acionar Justi√ßa contra cotas nas federais

Fonte: Paula Sarapu e Fl√°via Ayer, Estado de Minas, 10 de agosto de 2012  

Projeto que reserva a metade das vagas nas federais por critérios sociorraciais nem foi sancionado, mas escolas particulares já articulam estratégia para derrubá-lo na Justiça

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Última atualização em Qui, 13 de Agosto de 2015 12:47