Coordenação

Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho

 

Sou formado em Pedagogia pela UFMG (1984-1988), institui√ß√£o onde realizei o Mestrado em Educa√ß√£o (1989-1991), defendendo disserta√ß√£o sobre a pol√≠tica de assist√™ncia e a educa√ß√£o para meninos pobres em Minas Gerais no per√≠odo de 1909 a 1994. Em 1995 deixei a UFMG, onde trabalhava como funcion√°rio t√©cnico-administrativo, para ingressar na Associa√ß√£o Movimento de Educa√ß√£o Popular Paulo Englert, organiza√ß√£o n√£o-governamental que trabalha na defesa dos direitos da crian√ßa e do adolescente. Na AMEPPE trabalhei at√© 1995 desenvolvendo projetos relacionados, sobretudo, √† educa√ß√£o infantil atuando na forma√ß√£o de educadores de creches e pr√©-escolas comunit√°rias e desenvolvendo pesquisas sobre a hist√≥ria da escola p√ļblica em Minas Gerais. Nessa institui√ß√£o, coordenei projetos financiados pelo INEP, pela Inter-American Foundation, Funda√ß√£o Van Leer, Funda√ß√£o Kellog‚Äôs, dentre outras. Em 1993 iniciei meu doutorado na USP, tendo defendido a tese, no in√≠cio de 1996, sobre a hist√≥ria da escola p√ļblica em Belo Horizonte na Primeira Rep√ļblica. Em meados de 1996 ingressei na UFMG como Professor Adjunto, em concurso para a disciplina de Hist√≥ria da Educa√ß√£o do Departamento de Ci√™ncias Aplicadas √† Educa√ß√£o da Faculdade de Educa√ß√£o. Na UFMG organizei e coordenei o Grupo de Estudos e Pesquisas em Hist√≥ria da Educa√ß√£o (GEPHE), grupo do qual participo at√© hoje,atueicomo Vice Chefe de Departamento e como Coordenador do Programa de P√≥s Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o e ministro aulas na gradua√ß√£o e na p√≥s gradua√ß√£o (8 disserta√ß√Ķes de mestradoe 06 teses de doutorado conclu√≠das). Atualmente coordeno o N√ļcleo de Apoio √† Pesquisa da Faculdade de Educa√ß√£o. Fora da UFMG fui Coordenador do Grupo de Trabalho Hist√≥ria da Educa√ß√£o da ANPEd (1998-2001) e Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Hist√≥ria da Educa√ß√£o (2003-2007). Sou Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq (1B), desde 1997 e, j√° coordenei projeto de Coopera√ß√£o Internacional financiado pela CAPES e pelo GRICES (Portugal), envolvendo professores e alunas da UFMG, UERJ, USP, USF, Funda√ß√£o Carlos Chagas, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto. Atualmente coordeno amplo projeto de pesquisa sobre a hist√≥ria da educa√ß√£o em Minas Gerais, financiado pela FAPEMIG e pelo CNPq, o qual conta com a participa√ß√£o de pesquisadores e alunos da UFMG, PUC-Minas, UFJF, UFU, UNIMONTES e CEFET-MG. Participo, tamb√©m, de um projeto de interc√Ęmbio de alunos e professores que envolve a UFMG, USP, UERJ, UNESP-Araraquara e UFPR. Sou consultor Ad Hoc da CAPES, da FAPEMIG, do CNPq, da FAPESP, dentre outras, e participo do Conselho Editorial de peri√≥dicos da √°rea de educa√ß√£o, dentre eles a Revista Brasileira de Hist√≥ria da Educa√ß√£o, a revista Hist√≥ria da Educa√ß√£o, a revista Pesquisa e Educa√ß√£o e a revista Presen√ßa Pedag√≥gica. J√° publiquei e/ou organizei v√°rios livros, dentre eles 500 anos de educa√ß√£o no Brasil (Ed. Aut√™ntica, 2000), Dos pardieiros aos pal√°cios (EdUPF, 2000), Rep√ļblica, trabalho e educa√ß√£o (Ed USF, 2001), A inf√Ęncia e sua educa√ß√£o (Ed. Aut√™ntica, 2004), As lentes da hist√≥ria (Ed. Autores Associados, 2005), Pensadores sociais e hist√≥ria da educa√ß√£o (Ed. Aut√™ntica, 2005) e Educa√ß√£o Elementar (Ed. UFMG, 2006). Tenho artigos e cap√≠tulos de livros publicados no Brasil, na Argentina, em Portugal, na B√©lgica, nos EUA e na Inglaterra. Tenho contribu√≠do, tamb√©m, com regularidade, com a revista de divulga√ß√£o Presen√ßa Pedag√≥gica.

 

Prof. Dr. Tarcísio Mauro Vago

 

Professor Titular do Departamento de Educa√ß√£o F√≠sica da Escola de Educa√ß√£o F√≠sica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o "Conhecimento e Inclus√£o Social", da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. Possui Licenciatura em Educa√ß√£o F√≠sica pela UFMG (1983), mestrado em Educa√ß√£o pela UFMG (1993) e doutorado em Hist√≥ria da Educa√ß√£o pela USP (1999). Realiza em 2009 o Est√°gio P√≥s-doutoral no Centro de Pesquisa e Documenta√ß√£o em Hist√≥ria Contempor√Ęnea do Brasil (CPDOC), da Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas, com bolsa P√≥s-Doutorado S√™nior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF - Centro de Mem√≥ria da Educa√ß√£o F√≠sica da UFMG. Pesquisador do GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Hist√≥ria da Educa√ß√£o, da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educa√ß√£o, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG. Coordenador do Colegiado de Curso de Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Tem√°tico Educa√ß√£o F√≠sica e Escola, do CBCE - Col√©gio Brasileiro de Ci√™ncias do Esporte, do qual foi tamb√©m Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educa√ß√£o F√≠sica na Educa√ß√£o B√°sica, em escolas p√ļblicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedag√≥gico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experi√™ncia na √°rea de Educa√ß√£o, com √™nfase em Educa√ß√£o F√≠sica, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educa√ß√£o F√≠sica na Educa√ß√£o B√°sica; Hist√≥ria da Educa√ß√£o e da Educa√ß√£o F√≠sica, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Funda√ß√£o de Amparo √† Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG / Programa Pesquisador Mineiro). Na Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica, ministra as disciplinas "Hist√≥ria da Educa√ß√£o F√≠sica", "Educa√ß√£o F√≠sica, Inf√Ęncia e Juventude" e "Educa√ß√£o F√≠sica na Educa√ß√£o B√°sica" e orienta Trabalhos de Conclus√£o do Curso. Na P√≥s-Gradua√ß√£o, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, Hist√≥ria da Educa√ß√£o F√≠sica e Educa√ß√£o dos Corpos, e orienta trabalhos acad√™micos de mestrado e de doutorado.

Última atualização em Sex, 28 de Fevereiro de 2014 18:24