Destaques Pensar a Educação Pensar o Brasil . 1822-2022

 

 

 

 

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LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO: ESCOLA PÚBLICA, POLÍTICA E SUBJETIVIDADE

 Em entrevista concedida para a Universidade do Estado de Santa Catarina, o Professor Luciano Mendes de Faria Filho, coordenador do PEPB, conta de que maneira suas experiencias de vida direcionaram sua trajetória acadêmica e explica sua relação com as pesquisas em História da Educação. Confira a entrevista completa clicando AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Tarcísio Mauro Vago e Rodrigo Ednilson assumem Pró-reitoria de Assuntos Estudantis


 

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Oficializada no dia 11 de novembro pelo Conselho Universitário, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) será conduzida pelos professores Tarcísio Mauro Vago (pró-reitor) e Rodrigo Ednilson de Jesus (pró-reitor adjunto). A instância foi criada com a missão de elaborar programas de assistência, acolher e induzir projetos do corpo discente e promover ações afirmativas, além de atuar no combate a preconceitos e opressões. A criação da Prae atende a reivindicação histórica do movimento estudantil na UFMG, destaca a vice-reitora Sandra Goulart Almeida. “A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário, o que demonstra maturidade institucional para lidar com essa questão fundamental para a Universidade”, afirma. “A UFMG está cada vez mais inclusiva e precisa criar políticas que enriqueçam o trajeto acadêmico de todos os nossos estudantes.” SAIBA MAIS

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Pró-reitoria de Assuntos Estudantis:

Uma UFMG para desafios contemporâneos

A Universidade vive circunstâncias que têm produzido uma reconfiguração de seu corpo discente, e não somente pelo aumento da quantidade, mas, sobretudo, pela rica e instigante diversidade de estudantes que aqui chegam. Novos sujeitos circulam por seus campi, alamedas, institutos e faculdades – sujeitos no exercício de seu direito à educação superior. O professor Tarcísio Mauro Vago, um dos coordenadores do PEPB, descreve o cenário que impõe à Universidade a necessidade de reconfigurar suas políticas discentes.SAIBA MAIS

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TARCÍSIO MAURO VAGO: ASSISTÊNCIA, AÇÕES AFIRMATIVAS E PROTAGONISMO ESTUDANTIL


 Estudantes contemplados por essas políticas devem encontrar condições adequadas e em equidade com outros alunos, o que impõe a necessidade de reconstrução da política de assistência estudantil, de ações afirmativas e de protagonismo acadêmico, de modo a garantir aos beneficiados pleno direito de realização de sua formação universitária. SAIBA MAIS

 

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ENEM E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - PROGRAMA "DOIS PONTOS" TV UFMG


No útimo dia 05/11, o Professor Tarcísio Mauro Vago, concedeu uma entrevista ao programa "Dois Pontos" transmitido pela TV UFMG. com o tema: "Enem e o Ensino Superior no Brasil". Entre as temáticas debatidas na entrevista estão Conteúdos da Educação básica, Transição para o Ensino Superior, Ingresso no Ensino Superior, Lei de Cotas, Assistencia Estudantil. CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA.

 

 

 

 

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PENSAR A EDUCAÇÃO NO JORNAL "CIRCUITO UFMG"

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Foi ao ar, no Circuito UFMG* do dia 30/05/2014, uma matéria sobre o VIII Seminário Anual do “Pensar a Educação Pensar o Brasil”. Com a temática voltada para discutir a “Universidade pública: inclusão, diversidade e qualidade”, o convidado da última conferência do 1° semestre foi o Reitor da UFMG, Professor Jaime Arturo Ramírez. A reportagem contou ainda com uma entrevista com o coordenador geral do projeto, o Professor Luciano Mendes de Faria Filho. Para conferir a matéria, basta clicar AQUI .

* O “Circuito UFMG” apresenta um boletim diário com os principais projetos e notícias da UFMG na TV por assinatura.

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PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL NO 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁIRA

Do dia 19 ao dia 22 de maio, o Pensar Educação, Pensar o Brasil esteve no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), em Belém, no Pará . A bolsista Marcella Franca representou o projeto numa “Comunicação oral”, onde apresentou todas as ações do projeto. Ao lado do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, outros projetos de extensão universitária estiveram em discussão. O evento teve como sede a Universidade Federal do Pará, campus Guamá. CONTINUE LENDO

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PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL NA ARGENTINA

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil participou da III Jornada de Extensão do Mercosul, em Tandil, Buenos Aires, Argentina. Entre os dias 9 e 11 de abril, o coordenador executivo do "Pensar a Educação Pensar o Brasil", Hercules Pimenta dos Santos, esteve presente no evento na cidade de Tandil, província de Buenos Aires, Argentina. CONTINUE LENDO

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PREMIAÇÃO DO CONCURSO "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NOS INTÉRPRETES DO BRASIL“

Começou no dia dia 27 de janeiro o Seminário Pensar Educação, Pensar o Brasil 2014. Com o tema “Universidade pública: inclusão, diversidade e qualidade” a primeira conferencia foi com a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Nilma Lino Gomes. Antes de começar a conferencia, a professora Nilma entregou o premio à ganhadora do concurso “Educação e relações étnico-raciais nos intérpretes do Brasil”, Cristina Sacramento. O ensaio “Historia do Brasil para crianças ensinamentos de um vovô da primeira metade do século XX, sobre os negros e as relações étnico-raciais” faz parte da dissertação de mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares pela Universidade Federal de São João Del-Rei. CONTINUE LENDO

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PROGRAMA PENSAR A EDUCAÇÃO TEM LIVRO APROVADO PELO MEC

O livro "Relações Étnico Raciais e Educação no Brasil", organizado por Marcus Fonseca, Carolina Mostaro e Alexsandra Borges como fruto das conferências do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, do ano de 2009, foi selecionado dentro do Programa de Livros Didático do MEC em 2014. Trata-se de mais uma conquista do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, em parceria com a Editora Mazza. CONTINUE LENDO

 

 

 

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CONCURSO NACIONAL PENSAR A EDUCAÇÃO E MAZZA EDIÇÕES

Para ajudar na compreensão e na divulgação das abordagens e das tradições de compreensão do tema no pensamento social brasileiro, bem como para contribuir para a o estabelecimento de políticas públicas fundadas no respeito e na valorização da diversidade étnico-racial, o projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Editora Mazza lançaram o concurso nacional sobre o tema Educação e relações étnico-raciais nos intérpretes do BrasilCONTINUE LENDO

 

 

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PROGRAMA PENSAR A EDUCAÇÃO PENSAR O BRASIL RECEBE MENÇÃO HONROSA

O Programa de ensino, pesquisa e extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil recebeu menção honrosa na Semana UFMG Conhecimento e Cultura 2013. A iniciativa está entre os 20 melhores trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão apresentados por estudantes de graduação da universidade. CONTINUE LENDO


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23ª Semana do Conhecimento UFMG

Dos dias 13 a 17 de outubro, a UFMG recebeu a XXIII edição da semana do conhecimento. Com o tema 'Ciência e Tecnologia Para o Desenvolvimento Social', este ano o evento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, reúniu atividades promovidas pelas Pró-Reitorias de Extensão, Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Recursos Humanos, além das diretorias de Ação Cultural, Divulgação Científica, Relações Internacionais, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica e a Incubadora de Empresas de UFMG-INOVA. Todas estas instancias afim de gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, além de manter a relação entre a academia e a comunidade.

As atividades foram realizadas nos Campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte e no Campus Montes Claros. O evento envolveu cerca de 34 mil alunos de graduação e 13 mil alunos de pós-graduação, além de servidores docentes e técnico-administrativos. Entre as atividades, foram realizadas apresentações de trabalhos da iniciação científica e extenção, como a Radio UFMG Educativa e o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil , mesas redondas, oficinas, seminários cursos e apresentações culturais. Entre os 4 mil trabalhos escritos, alguns receberam premiaçãoes e menções honrosas. SAIBA MAIS

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Última atualização em Qui, 19 de Novembro de 2015 23:18